A Manutenção Corretiva de Instrumentos de Medição visa restaurar as características originais de um equipamento conforme especificado pelo fabricante ou que atenda seu critério de aceitação. Realizamos a manutenção corretiva quando há ocorrência de falha, ou seja, quando o instrumento apresenta comprometimento de suas características técnicas originais ocasionando mal funcionamento. É uma atividade técnica responsável pela correção da falha identificada desde um simples instrumento até uma instalação complexa. Essas falhas podem ser devido a vários fatores tais como:
Queda, desgaste natural, transiente na rede elétrica, vazamento de baterias, capacidade de medição ultrapassada, corrosões, atritos, vibrações, folgas, etc.
Sempre após uma Manutenção Corretiva deve ser realizada uma nova Calibração, devido à alteração de suas características técnicas como sensibilidade de componentes eletrônicos e/ou mecânicos, acoplamentos, etc.
Resumo: A manutenção corretiva de equipamentos de medição é feita quando o equipamento apresenta irregularidade que impede o seu bom funcionamento, o objetivo desta manutenção é corrigir as falhas para que o mesmo volte a funcionar normalmente.